Não me parece tenha nada a ver com lógica ou qualquer coisa esquemática. E' uma espécie de ``percepção sintética.'' Explico. Uma vez comentei com Leopoldo Nachbin, meu orientador de doutorado, ``Leopoldo, em geral enuncio o teorema, da primeira vez, e na hora da prova coloco, óbvio, ou imediato. Aí vejo que ninguem, ninguem mesmo, entende aquilo. Bom, muitas versões depois descubro que a prova completa do teorema tem três, quatro páginas, e as pessoas continuam com dificuldade em entender a coisa.''
Me respondeu: ``ah, Chicão, é assim mesmo.'' Uma metáfora: é como o Aleph de Borges.
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
