Caros colegas:

Ressalto ter dito que tenho crenças a respeito da plausibilidade de certos
assuntos, assim como muitos físicos tem crenças a respeito de diversas
teorias físicas não verificáveis. Não disse porém acreditar cegamente nos
temas de tais assuntos nem tampouco nutrir dogmas, o que é algo bem
diferente. Apenas uso tudo isto como hipóteses de exame e trabalho. Por
exemplo, certas doutrinas da Cabala descrevem para mim, de um modo bem
plausível, a existência de uma infinidade de mundos e de como os mesmos
parecem se relacionar entre si e com este, o habitual. São para mim uma boa
base metafísica para as semânticas de Kripke. Talvez ele também tenha ouvido
falar da Cabala, ao formular as suas semânticas.
Acrescento também que, segundo estas crenças, tudo que as ciências físicas e
as demais ciências da natureza descrevem dizem respeito apenas a este
universo habitual, o qual não passa de uma criação mental coletiva, a qual é
tão rotineira que quase todos nós humanos acreditamos ser uma verdade
absoluta, mas não é, segundo muitas filosofias, inclusive a de Kant, as do
Hermetismo, e diversas orientais. Outros universos estão sujeitos a
apresentar outras leis de existência, bem diferentes das leis habituais
deste universo.
O que parece para nós existir não passa de “teoremas” internos da mente de
cada um, cujos “axiomas” são certas categorias mentais, tais como espaço,
tempo, descontinuidade, etc., mas que não são verdades absolutas, não
existem na Origem de tudo, na “pré-forma da forma”, segundo um físico
quântico, David Bohm.
Não é preciso conhecer complexas equações matemáticas usadas pela Física
Moderna para poder sentir isto.

a) Arthur Buchsbaum

De: Francisco Antonio Doria [mailto:[email protected]] 
Enviada em: sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 21:46
Para: Arthur Buchsbaum; [email protected]
Assunto: Re: [Logica-l] preconceitos no ambiente acadêmico moderno

Não é bem isso o que eu quis dizer e defender, mas... 
2010/1/29 Arthur Buchsbaum <[email protected]>
Caros colegas:
Ressalto que ocorre o mesmo com respeito a quase tudo com respeito às
doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e do esoterismo em geral. Não são
verificáveis, mas são, para muitos, como para eu próprio, por exemplo,
convincentes, assim como diversos aspectos de teorias da Física também não
são verificáveis, segundo o Prof. Dória, mas também são convincentes para
muitos.
Acontece porém que, quando afirmo acreditar (reconheço ser crença), ou
sentir como plausível, tais doutrinas do Hermetismo, da Teosofia e da
Astrologia, muitos chegam a ficar irados comigo, mas não ocorre o mesmo com
os defensores das teorias da Física citadas pela Prof. Dória. Isto é um
exemplo de atitudes pré-conceituosas que muitos dos “cientistas” de hoje em
dia assumem, porém quaisquer pré-conceitos são a antítese da verdadeira
“Ciência”, a qual não é assumida plenamente pelos centros acadêmicos do
mundo de hoje.
Aproveito para apontar algo que parece fundamentar a Astrologia, que é a
sincronicidade de tudo no Universo, o que é evidenciado especialmente pelo
comportamento de partículas muito distantes, que “sabem” de alguma forma o
que acontece com outras a grande distância. Não parece ser por transmissão
pelo espaço-tempo, pois a sincronia entre as mesmas seria simultânea.
Este assunto é relatado, por exemplo, em “Entanglement: The Greatest Mystery
in Physics”, por Amir D. Aczel.
 
a) Arthur Buchsbaum
 
 De: [email protected] [mailto:[email protected]]
Em nome de Francisco Antonio Doria
Enviada em: sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 08:25
Para: [email protected]
Assunto: [Logica-l] De Piaget a Popper
 
Em pvt, a discussão passou de Piaget a Popper. Me perguntaram o que achava
de Popper, e disse que embora o respeite, não creio em falseabilidade como
critério de cientificidade. Porque é ***muito difícil*** ter certeza,
experiência feita, que esta é crucial. (Vide o caso da trajetória encurvada
dos raios de luz devido a campos gravitacionais; ou mesmo a experiência da
gota de Millikan.) 

E sobretudo porque há muita teoria científica inverificável, da teoria de
Einstein-Schrödinger a aspectos centrais da strong theory, e sobretudo da
M-theory. Vai lá, vai contar pros físicos que nada disso é científico,
vai...

E a matemática, como fica? Toda a moderna topologia diferencial a quatro
dimensões depende de uma teoria física, os campos de gauge. ``Arcabouço
formal pras ciências''? Petição de princípio, sim...

Tô mais pra Feyerabend: critérios de cientificidade são uma mixordia. 


_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a