Olá a todos, gostaria de expor meu ponto de vista. Apesar de não estar atualmente na "academia", visto que não conclui os estudos.. continuo pesquisando a loteria. Como não encontrei solução "via lógica" estudando sozinho, também me bateu dúvida se a linguagem a qual estava usando, qual seja a lingua portuguesa ensinada nas escolinhas paulistas avalizadas pelo MEC seria suficiente para extrapolar e alcançar soluções diferentes, qual seja CREAR. E cheguei a conclusão que sim, qualquer que seja a linguagem mesmo a purtuguesa é condição suficiente para alcançar o conhecimento desde que aceitasse novos termos e criasse outros quando uma informação ainda não tivesse sido descoberta, como foi o caso da descrição a qual chamei "mutação dezenica" em analogia a mutação cromossomica. Desse modo até chegar ao conhecimento, tive de ler alguns livros que encontrei pelos sebos paulistanos, voltados sobre as distorções que o pensamento pode sofrer, então para saber como o cerebro saudavel "deveria funcionar", desci (ou subi) alguns degraus e pesquisei sobre autismo, epilepsia, esquizofrenia, passando ainda por livros sobre linguagem x realidade x mente, isso não quer dizer que consegui fazer o meu funcionar a pleno vapor. De modo que me sinto muito confortavel atualmente, mesmo sem ter diproma. A questão central é: se vou ficar estudando apenas o que os outros ja estudaram e ter como resposta a mesma que outros ja alcançaram ou se vou além criando novas respostas, para tal aceitei que há apenas uma linguagem que pode fazer a diferença, a linguagem matematica, assim idioma não é condição suficiente para melhorar o processo cognitivo, apesar de ser condição para entender o que outras culturas produziram, mas que não resolve ainda o pobrema de CREAR. A resposta para melhorar o processo cognitivo é analisar as ligações de fatos diferentes e tentar encadea-los, buscando relações na estrutura de base. E como me disse uma vez o brilhante professor Walter, como quase de tudo que falo, escrevo ou penso estou completamente equivocado, devo calar-me ou superar-me ou desaparecer-me (rsrsrs), mas não expulsai-me... Quanto a lista, bom, acho que receber bolsa sem produzir é um equivoco, mas receber por produzir algo inútil e tão ou mais(muito) pior quanto tentar ?? A resposta depende do portugol de cada um, independente se estamos estudando latim ou grego ou outra lingua morta (criticos) qualquer, afinal basicamente o que está por tras do conhecimento é apenas a estrutura que leva ao conhecimento. Uma vez entendida esta estrutura basta reproduzi-la, em portugues em ingles, em frances ou outro idioma. Se os argumentos acima expostos deixam claro que: não fazem o sentido completo, o objetivo não é esclarecer, nem confundir, mas como escrevi acima: expor... boa sorte a todos em suas apostas, afinal eu apostaria em números e não em pessoas, como dizia Josias.. Paulo Henrique
--- Em dom, 6/3/11, [email protected] <[email protected]> escreveu: De: [email protected] <[email protected]> Assunto: Digest Logica-l, volume 61, assunto 6 Para: [email protected] Data: Domingo, 6 de Março de 2011, 12:00 Enviar submissões para a lista de discussão Logica-l para [email protected] Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l ou, via email, envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou corpo da mensagem para [email protected] Você poderá entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista pelo endereço [email protected] Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será mais específica que "Re: Contents of Logica-l digest..." Tópicos de Hoje: 1. Re: Como a linguagem (idioma) influencia no processo cognitivo (Decio Krause) ---------------------------------------------------------------------- Message: 1 Date: Fri, 4 Mar 2011 23:30:00 -0300 From: Decio Krause <[email protected]> To: psdias2 <[email protected]> Cc: [email protected] Subject: Re: [Logica-l] Como a linguagem (idioma) influencia no processo cognitivo Message-ID: <[email protected]> Content-Type: text/plain; charset=iso-8859-1 Olá a todos Eu me interessei pelas teses de Lera Boroditski há algum tempo, tendo em vista meus credos de que nossa cultura influencia em muito nossa visão de mundo (falando em breve), e nossa lógica. Mas o que ela diz é que a linguagem influencia essa visão de mundo, com o que não concordo in totum. Com efeito, não falamos a mesma língua que os paraguaios, mas certamente partilhamos a mesma visão, a despeito de pequenas divergências; em todo caso, isso é complicado, algo completamente fuzzy, e os textos da Lera que li (e ela parece uma gata nas fotos) não me soam fortes o suficiente. Quando li seus textos há algum tempo, escrevi a ela no endereço indicado no seu site (sorry, Arthur por não usar a horrível expressão "liame"), perguntando se essas diferentes linguagens implicariam uma diferente matemática ou física (e, certamente, uma distinta lógica), que é para mim algo importante de se saber. Bom, creio que ela não teve tempo para responder a um e-mail do 3o mundo. Mas lembro que Popper, no Conhecimento Objetivo (em algum lugar que não lembro no momento), chutou que Benjamin Lee Worth (é assim? estou de memória e posso me equivocar; corrijam por favor sem valer a pena) estudou of índios hopi e que eles, chuto eu, possivelmente teriam uma matemática diferente. Bem.... Há ainda análises da sociedade Zande, segundo alguns, permissível com contradições (com o que não concordo). Lera me parece brilhante, e seria bacana convidá-la para um papo aqui para nos conhecer e ver que, aqui nesse imenso Brasil apesar de falarmos a mesma língua, temos visões completamente distintas do mundo, graças a deus --em minúsculos (ou não?). Abraços e obrigado, Paulo Dias, por nos trazer essa importante discussão. O que vocês acham? Isso é importante. Abraços. Décio ________________________________ Decio Krause Departamento de Filosofia Universidade Federal de Santa Catarina 88040-940 Florianópolis, SC -- Brasil deciokrause[at]gmail.com www.cfh.ufsc.br/~dkrause ________________________________ "Você não está pensando. Está meramente sendo lógico!" (Bohr para Einstein) _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
