Jean-Yves,

Eu li o seu artigo de 2002 rapidamente. Mas, da minha parte, eu trabalho com
algumas ideias que não sei se serão úteis do seu ponto de vista.

Primeiramente, eu prefiro ser cético do que crédulo, para fins de análise
acadêmica de qualquer coisa. Acho que você também tem um ceticismo saudável,
mas que eu não vejo nos seus artigos.

O segundo é que do jeito com que você estruturou os argumentos do artigo de
2009 e a visão que apresentou me deixam indagando qual é o sentido de fazer
lógica modal. Se tudo redunda no cálculo clássico de primeira ordem, não
parece haver vantagem em pensar em modalidades. Eu não creio que o colapso
das modalidades seja uma fatalidade inevitável ou desejável: acho melhor
poder em algum nível manter a distinção entre as lógicas modais e não-modais
e tratar os colapsos como casos "específicos". Acho interessante derivar a
ideia de verdade clássica a partir de verdade modal, mas não que elas se
confundam sempre. Não me parece natural que elas se igualem, como sugerido
abaixo.

Da minha parte, também creio que não podemos perder o espírito geral por
detrás do arcabouço dos sistemas modais: fazer lógica modal consiste em
primeiro pensar nos modelos, nas relações e nas suas propriedades e depois
encontrar ou construir os axiomas, as regras de inferência, enfim, como
diria o Chellas, os esquemas correspondentes.