Joao MArcos,
vou me atrever (com trepidacao, 'e claro) a discordar de voce em
genero, numero e grau.

todo mundo que eu conheco desde 190- e-esqueci sempre falou de provas
em matematica, "a minha prova do teorema 'e mais bonita do que a sua",
"a prova do Halmos 'e mais simples do que a de fulano", etc..

eu nao sei porque tenho ou teria que usar "demonstracao" pra essas
construcoes e nao sei porque teria que falar de "teoria das
demonstracoes", em vez de "teoria da prova" quando estiver usando a
versao coletiva do nome. na verdade, eu uso as duas formas, quando
escrevendo em portugues, mas pro titulo da area de logica matematica
prefiro mesmo "Teoria da Prova".

abracos demonstrativos,
Valeria

2011/11/5 Joao Marcos <[email protected]>:
> De uma mensagem recente enviada à lista:
>
>> Na estrutura gramatical superficial, cientistas e juristas podem usar as
>> mesmas palavras quando estão designando conceitos *muito* diferentes.
> [...]
>> Há discussões muito finas do significado bastante delicado de
>> "prova" em matemática e lógica.
>
> "Provas" em matemática ou lógica são quando muito um nome que damos
> àqueles "testes" / "exames" / "avaliações" aos quais submetemos os
> nossos alunos...  Um exemplo é a promessa: "esta semana vocês farão
> uma prova surpresa!"
>
> Em matemática ou lógica o termo "proof" NÃO se traduz como "prova" a
> menos que estejamos dispostos a cometer um idiotismo (no sentido
> linguístico do termo) insustentável.  O que apresentamos para
> _justificar_ os nossos teoremas / conjecturas ou inferências em
> matemática ou lógica (com alguma sorte e competência) são
> **demonstrações** (e até o babel "portuges" do LaTeX sabe disso ---
> experimente compilar um \begin{proof}).
>
> Nas línguas latinas "demonstratio" se traduz como "démonstration"
> (fr), "demostración" (es), "dimostrazione" (it), "demonstraţie" (ro),
> "demostració" (ca), et coetera.  Da mesma forma, em português a _boa_
> tradução para este termo é o vocábulo "demonstração".
>
> É natural, assim, que "Proof Theory" se traduza de maneira castiça
> como "Théorie de la Démonstration", "Teoría de la Demostración",
> "Teoria della Dimostrazione", e assim por diante (com o "theoria"
> herdado do grego).  De maneira semelhante, imbuídos por uma
> preocupação mínima em não cometer graves atentados contra a nossa
> língua, deveríamos traduzir "Proof Theory" como "Teoria da
> Demonstração" ou, melhor ainda, como "Teoria das Demonstrações" (em
> analogia a "Set Theory" = "Teoria dos Conjuntos", "Model Theory" =
> "Teoria dos Modelos").
>
> Cometem um desserviço ao português e de certa forma até mesmo uma
> leviandade no que diz respeito ao estabelecimento de uma terminologia
> científica coerente no campo da lusofonia, sob o ponto de vista aqui
> ilustrado, os "proof-theorists" que falam em "provas" e "Teoria da
> Prova" --- teoria esta cujo objeto principal de estudo é a noção
> formal de "derivação". :-)
>
> A coisa fica ainda mais esquisita, vale insistir, quando a turma das
> "provas" se empenha a tratar e estudar a própria noção / predicado de
> "provabilidade" --- neologismo que representaria, é de se supor, uma
> propriedade de proposições "prováveis" (?).  É de desorientar qualquer
> um...  Tudo ficaria mais simples e reto, claro, se a terminologia
> adequada envolvendo a "demonstrabilidade" de proposições
> "demonstráveis" fosse uniformemente empregada!
>
> Ou pelos menos é essa a minha opinião --- que me parece apropriada até
> prova em contrário. :-D
> Joao Marcos
>
>
> PS: A propósito, o emprego do peculiar termo "teorético" parece
> completamente _desnecessário_, em português, quando temos disponível o
> termo "teórico" para o mesmo fim.
>
> --
> http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>



-- 
Valeria de Paiva
http://www.cs.bham.ac.uk/~vdp/
http://valeriadepaiva.org/www/
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a