Caro Walter,

De fato, isto que você diz acontece muito: os artigos vão para referees que
ou são totalmente contrários às ideias, ou não estão por dentro do assunto.
Na linguística, houve um sujeito que escreveu uma resposta a um tópico
abordado no (que era então ) o mais recente artigo escrito por Noam
Chomsky. O referee disse que citar Chomsky era não estar conectado com o
que se fazia na atualidade. Como eu li o relatório do referee, supostamente
anônimo, advinhei quem era e escrevi-lhe uma resposta: ele me retornou
perguntando como eu tinha descoberto que era ele, se o editor tinha
revelado seu nome etc.

Eu não posso falar das demais editoras. Todavia, conheço os bastidores de
pelo menos uma publicação da Elsevier, cujo editor garante que somente
artigos sem relevância sejam publicados nela. Infelizmente, o mesmo grupo
por detrás do "debacle" da publicação consegue interferir no andamento de
outras fora da própria Elsevier. Mas, não dá para boicotar esse grupo, pois
quem consegue publicar na revista deles não quer outra vida.

Em 28 de janeiro de 2012 23:40, Walter Carnielli <walter.carnie...@gmail.com