Olá João Marcos, Valeria e demais,

O discurso "oficial" da CAPES, pelo menos na área de matemática, para "commo incluir uma revista na lista Qualis" é:

- Ao final de cada triênio de avaliação, a partir da Coleta de Dados dos programas de pós-graduação, se verifica quais foram as revistas ainda não "qualisficadas" que tiveram publicações de pesquisadores brasileiros vinculados a programas de pós cadastrados e, *eventualmente*, a partir disso se dá uma avaliação pela comissão e a revista é incluída.

(Obs.: Coleta de Dados, na frase anterior, não é um termo abstrato, e sim um procedimento formal (e um aplicativo da CAPES) que todos os programas de pós têm que fazer, e neste ano de 2012 se fecha um triênio, 2010/2011/2012).

Agora, obviamente esse discurso oficial é claramente "furado"...

Primeiro, que diabo de critério é esse, uma revista para ser avaliada tem que ter publicações de brasileiros ??? Quer dizer que se uma revista nunca publicou artigos de brasileiros nem sequer merece ser avaliada ? Maluquice, né.

Segundo, o que eu percebo é que, na prática, os programas que têm contatos dentro do comitê avaliador acabam sugerindo inclusões aqui e ali, ou, coisa que já tentei levar adiante em um ou outro EBL, uma determinada área se mobiliza e faz um abaixo assinado ou alguma coisa parecida para (i) incluir revistas não "qualisficadas", ou (ii) mudar a avaliação ("pra cima") de revistas que já estejam na lista - para, *eventualmente*, conseguir alguma coisa. Eu me lembro de algum movimento que foi feito há alguns anos atrás para que o Logic Journal IGPL ("a revista dos proceedings do EBL" na época) fosse incluído como B1 para matemática (ou Qualis B, na classificação anterior...).

Em resumo, como João Marcos já disse, se não houver um movimento contra a inércia toda da coisa, nada muda ou mudará...

O jogo é jogado e o lambari é pescado !

Até,

[]s  Samuel




Quoting [email protected]:

Send Logica-l mailing list submissions to
        [email protected]

To subscribe or unsubscribe via the World Wide Web, visit
        http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
or, via email, send a message with subject or body 'help' to
        [email protected]

You can reach the person managing the list at
        [email protected]

When replying, please edit your Subject line so it is more specific
than "Re: Contents of Logica-l digest..."




----------------------------------------------------------------
Universidade Federal da Bahia - http://www.portal.ufba.br

_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a