Caro Rafael,

Esta é uma lista de lógica, em que profissionais trazem até assuntos muito
diversos, mas sempre mostrando a relevância para os campos que interessam,
a saber, lógica, filosofia, matemática, ciência em geral, etc.

Mas, você nesse e-mail não somente assinala um fato histórico, a adoção de
mais uma unidade monetária no Brasil, depois de um século de mudanças, como
também diz que devíamos ter "orgulho" disso. Isto me remeteu a um
personagem de seriado, o Dr. Spock, que, com sua lógica "vulcana", lhe
responderia: "orgulho é uma emoção, não é lógico".

De resto, quanto ao prêmio Nobel que você gostaria de atribuir a Gustavo
Franco e outros, do ponto de vista da ciência econômica, não existe nenhum
conceito teórico mais avançado ou inovador que os técnicos do governo
Itamar Franco tenham introduzido que fizessem jus a tanta honra. Não é
nova, nem muito complexa a ideia de que uma moeda mais forte, que o governo
não fica desvalorizando o tempo todo, pode contribuir como um dos pontos de
uma política anti-inflação. O que governo Franco fez não foi adotar uma
inovação acadêmica, mas optar politicamente por desviar-se da política
plantada por Delfim Neto no governo Figueiredo de desvalorizar a moeda
nacional para beneficiar exportações. Mas, nem politicamente isto seria uma
novidade, porque o governo Sarney tinha num momento optado por uma política
assim (no plano cruzado) e porque o governo Collor também havia mudado a
moeda outra vez de cruzado novo para cruzeiro.