Caros, Como aqui também é o lugar de compartilhar nossas impressões sobre os eventos acadêmicos, João Marcos me sugeriu compartilhar meus comentários sobre o 2º Epistemology of Modality Workshop, organizado por Tuomas Tahko, na longeva Helsínquia.
Embora curto, pois abriram apenas 4 slots para apresentações, o evento contou com debates de altíssimo nível, sobretudo porque havia muito tempo para questões (cerca de 15-25 minutos). As comunicações abordaram diferentes tópicos, desde ontologia modal ao problema das intuições a priori como evidência. Toda a orientação do evento era de uma visão essencialista da metafísica, foi interessante ver metafísicos de força bruta que utilizam ferramentas como grounding e fundamentality em debate com aqueles de uma visão mais light. A palestra de encerramento foi de Peter van Inwagen sobre 'Evidence in Metaphysics'. Ele teceu uma analogia entre o modus operandi do matemático e do filósofo, concluindo que embora ambos sofram com a ausência de evidência empírica para suas teorias, o filósofo parece estar numa situação ainda pior por não se utilizar da formalização estrita. O Tahko até objetou dizendo que há ainda princípios que podemos ter como certos, e que um bom candidato seria o princípio da não-contradição, mas que mesmo assim os filósofos podem colocar em dúvida, como é o caso do Priest. O van Inwagen respondeu com "well, there is no absurd idea that a highly intelligent man hadn't try to defend it". :) Foi legal também ver que os filósofos daqui conhecem algo do trabalho do Guido Imaguire. O Tahko até comentou que chegou a conversar com Chateaubriand e achou bastante interessante as ideias dele, e que era uma pena ele ter escrito tão pouco em inglês. Tuomas também comentou que teria muito interesse em visitar o Brasil e que até conhecia e achava interessante a proposta do Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. Talvez algum dos organizadores tenha interesse em convidá-lo? Saudações a todos, Sanderson -- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google. Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [email protected]. Para postar neste grupo, envie um e-mail para [email protected]. Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/. Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGDuLVkMSFGyP4GUjiXkmuWfyCLw8HrP-S9eKOLTFZW3axpkjg%40mail.gmail.com.
