Caros,

Como aqui também é o lugar de compartilhar nossas impressões sobre os
eventos acadêmicos, João Marcos me sugeriu compartilhar meus comentários
sobre o 2º Epistemology of Modality Workshop, organizado por Tuomas Tahko,
na longeva Helsínquia.

Embora curto, pois abriram apenas 4 slots para apresentações, o evento
contou com debates de altíssimo nível, sobretudo porque havia muito tempo
para questões (cerca de 15-25 minutos).
As comunicações abordaram diferentes tópicos, desde ontologia modal ao
problema das intuições a priori como evidência. Toda a orientação do evento
era de uma visão essencialista da metafísica, foi interessante ver
metafísicos de força bruta que utilizam ferramentas como grounding e
fundamentality em debate com aqueles de uma visão mais light. A palestra de
encerramento foi de Peter van Inwagen sobre 'Evidence in Metaphysics'. Ele
teceu uma analogia entre o modus operandi do matemático e do filósofo,
concluindo que embora ambos sofram com a ausência de evidência empírica
para suas teorias, o filósofo parece estar numa situação ainda pior por não
se utilizar da formalização estrita. O Tahko até objetou dizendo que há
ainda princípios que podemos ter como certos, e que um bom candidato seria
o princípio da não-contradição, mas que mesmo assim os filósofos podem
colocar em dúvida, como é o caso do Priest. O van Inwagen respondeu com
"well, there is no absurd idea that a highly intelligent man hadn't try to
defend it". :)

Foi legal também ver que os filósofos daqui conhecem algo do trabalho do
Guido Imaguire. O Tahko até comentou que chegou a conversar com
Chateaubriand e achou bastante interessante as ideias dele, e que era uma
pena ele ter escrito tão pouco em inglês. Tuomas também comentou que teria
muito interesse em visitar o Brasil e que até conhecia e achava
interessante a proposta do Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia
Analítica. Talvez algum dos organizadores tenha interesse em convidá-lo?

Saudações a todos,
Sanderson

-- 
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos 
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para postar neste grupo, envie um e-mail para [email protected].
Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver esta discussão na web, acesse 
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGDuLVkMSFGyP4GUjiXkmuWfyCLw8HrP-S9eKOLTFZW3axpkjg%40mail.gmail.com.

Responder a