Rodrigo Freire <freires...@gmail.com> escreveu:

> Legal, vamos ver como o teorema de Godel na versão que mencionei
> (TMR) *se aplica* nesse caso sem aritmetização no sentido usual
> (sequer há um predicado para os números naturais).

Ora, se a teoria é decidível, ninguém disputa que a aritmetização pode
ser dispensada!  Trata-se, porém, de dispensá-la em demonstrações de
*indecidibilidade*!

> [...]
> que essa é a “eliminação” da aritmetização que está em questão. É
> claro que não se está propondo a eliminação da “representação formal
> da matemática em T”. Se você identifica essas duas coisas, tudo
> bem. Mas não acho razoável. “Representação” é muito mais geral que
> “aritmetização”. Me parece claro que “aritmetização” é um tipo muito
> particular e restrito de “representação” que remete ao uso de
> operações aritméticas básicas com números apenas. Mas essa é uma
> discussão sobre a identificação de dois termos indefinidos.

Bem, então me parece que há uma maneira bastante direta de se resolver
a questão.

Considere o mencionado teorema 1 na seção II.2 do TMR. Tome uma
formalização qualquer T, em primeira ordem, da aritmética.  Você
poderia, porventura, *demonstrar*, sem uso da aritmetização, que a
função D é definível em T (sob a hipótese de que T é consistente)?

Sinta-se a vontade para usar qualquer outro tipo de "representação
formal da matemática" que não seja aritmética (que não apele a
números), ou para, alternativamente, apenas indicar uma referência
na literatura onde isto tenha sido realizado.

--
Hermógenes Oliveira

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/AM6P192MB04882B62787FEBE43CCD1364E9270%40AM6P192MB0488.EURP192.PROD.OUTLOOK.COM.

Responder a