Sim, claro, mas pessoas diferentes vão ler o contexto dessa foto de
jeitos diferentes.

As pessoas daqui que foram sexualizadas, objetificadas e tratadas como
burras muitas e muitas vezes ao longo dos anos - "grupo 1" - vão
associar essa foto a situações bem desagradáveis.

As pessoas daqui que tem amigues próximes no grupo 1 - vou chamá-las
de "grupo 2" - também vão fazer essa mesma associação, mas talvez mais
por empatia, solidariedade, idealismo e sei lá mais o quê do que por
uma reação visceral.

As pessoas do grupo 3 acham que as pessoas dos grupos 1 e 2 estão "de
frescura".

Repara, Marcelo, a sua posição PODE ser lida assim: "eu, Marcelo
Finger, tenho ZERO empatia pelas pessoas dos grupos 1 e 2, acho que as
posições deles estão ERRADAS, e acho que qualquer modo de definir uma
fronteira entre fotos convenientes e inconvenientes tem que ser
totalmente objetivo e não pode levar em consideração as sensibilidades
de pessoas com uma história diferente da minha".

Me ocorreu um exemplo agora... não se é adequado, mas vamos lá.
Digamos que a gente conseguisse uma foto de um judeu super feliz lendo
um livro de Lógica na fila do fuzilamento em Babi Yar e usasse essa
foto num dos nossos sites de Lógica "oficiais". As pessoas com empatia
zero por judeus teriam reações tipo "pois é, o mundo é cão mesmo, que
bom que quando as coisas estão péssimas a gente pode ler um livro de
Lógica e ficar feliz", mas muitas outras pessoas achariam a foto
perturbadora e a escolha dela muito desrespeitosa.

Acho que é mais ou menos por aí... pra várias pessoas desta lista a
foto da garota lendo o livro sobre Coronavírus no gramado lembra
situações muito desagradáveis - sexualização, objetificação, etc - e
trata elas como normais e desejáveis, ignorando toda a discussão de um
anos pra cá de que a gente quer que isso deixe de ser considerado
normal.

  [[]],
    E.

On Sun, 20 Sep 2020 at 16:21, Marcelo Finger <mfin...@ime.usp.br> wrote:

> Depende do contexto em que a foto aparece!  Numa reportagem sobre
> doleiros/traficantes/abuso sexual, claramente seria ofensiva.
>
> []s

> --
>  Marcelo Finger
>  Departament of Computer Science, IME
>  University of Sao Paulo
>  http://www.ime.usp.br/~mfinger
>  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1391-1175
>  ResearcherID: A-4670-2009
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos
> Grupos do Google.
> [...]

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CADs%2B%2B6jhdsLcfykdRFoB4fWOV0ujCOEJ566tZqsQLGYgds%3Dj6Q%40mail.gmail.com.

Responder a