Seguem as respostas...

Comecei a pensar em fazer o LPIC-I por volta de 2004 e a primeira coisa que
fiz foi entrar nessa lista aqui.
Fiz as provas 101, 102 e 201 em eventos lá em Florianópolis (sou de lá).
As provas 301 e 302 eu fiz no lançamento mundial da prova em 2006, mas as
certificações nível II e III ficaram bloqueadas até que fiz a 202 pela
prometric.
Novamente a LPI fez a prova piloto aqui no Brasil em dezembro do ano
passado, acho que a divulgação não foi muito boa já que só tinha 20 pessoas
na prova, enquanto na prova de 2006 foram uns 70.

A dificuldade da prova é algo bastante relativo, porque o que mais conta é a
experiência profissional com os softwares cobrados. Para mim a prova foi
mais difícil das 7 por alguns motivos:
- Uma quantidade grande de softwares, enquanto a 301 era praticamente LDAP,
na 303 a lista era grande
- Eu estou meio afastado da área de segurança ultimamente
- Alguns dos softwares eu não conhecia, posso dizer que aprendi muito ao
estudar para a prova.

A prova, por ser piloto, teve o dobro do tempo e questões. Foram 3 horas
(com intervalo para coffe break) e 120 questões, todas no papel.

Agradeço ao Bruno Diniz, que é participante dessa lista, o laboratório de
testes remoto que montamos dias antes da prova foram muito úteis.

E todos nós temos que agradecer a 4linux. Ela trouxe a LPI para o Brasil,
quando ninguém conhecia e a mantém forte no país desde sempre. A prova de
2006 teve um número maior de vagas (eram só 50 e não 70) devido a eles. Acho
que o Brasil foi o único que realizou as provas piloto de 2006 e também a de
2006, provavelmente por empenho deles.

Ultima coisa, outras pessoas passarem na prova 303 (que eu conheço, pelo
menos mais 3), porém não foram certificados ainda por não ter o LPI301 ou
então não ter o nível 2. O Bruno foi um dos deles.

Abraços,
Leonardo Neves Bernardo
Analista de Suporte Unix/Linux
LPIC3 (core+mixed environment+security) + RHCT

Responder a