Santo do Dia
1/8/97

S. afonso maria de ligório

É o fundador da Congregação do Santíssimo Redentor ou Padres Redentoristas. Nasceu em Marianela, um povoado nas imediações de Nápoles, em 1696. Amante dos estudos; aos 19 anos já era advogado formado. Sua vida mudou radicalmente quando percebeu a fragilidade dos julgamentos humanos, defendendo culpados e condenando inocentes. Tinha 30 anos quando se fez sacerdote. Passava os seus dias junto aos mendigos da periferia de Nápoles e dos camponeses. Em 1732, fundou a congregação do Santíssimo Redentor, para concretizar o anúncio do Evangelho: "... fui enviado para evangelizar os pobres". Entregou-se de corpo e alma a promover a verdadeira vida cristã em meio aos fiéis, especialmente os mais necessitados.

Escreveu várias obras ascéticas e teológicas. Entre as mais conhecidas temos A Prática do amor a Jesus Cristo, Preparação para a morte e As glórias de Maria. Sua obra mais importante versa sobre teologia moral, assunto no qual é considerado mestre insigne.

Foi eleito bispo de Santa Ágata dos Godos por Clemente XIII, mas devido à idade e ao seu estado de saúde pediu ao papa seu afastamento. Sofreu muitas contrariedades no fim da vida: criticado pelos seus escritos e até mesmo expulso de sua própria congregação, por causa da má interpretação daquilo que ele desejava para seus filhos. Morreu em Nocera dei Pagani, Campanha, em 1787.

Prece: À Maria, nossa Mãe.

Ó Consoladora dos aflitos, não me abandoneis no momento de minha morte ... Obtende-me a graça de vos invocar então mais freqüentemente, a fim de que eu expire com o vosso doce nome e o de vosso divino Filho nos meus lábios. Muito mais, ó minha Rainha, perdoai minha ousadia, vinde vós mesma, antes que eu expire consolar-me com vossa presença. Essa graça a concedestes a tantos outros de vossos servos; eu a desejo e a espero também. Sou um pecador, é verdade, não a mereço; mas sou vosso servo, eu amo, tenho grande confiança em vós, ó Maria! (Oração de Santo Afonso Maria de Ligório)

Créditos
Os Santos de Cada Dia
José Benedito Alves, Paulinas
Reprodução autorizada pela Editora