Alex,
 
Como sei que você é um cara inteligente mesmo e não meramente senhor de uma cultura estéril, tenho certeza que esta sua questão é uma agulhada visando animar um pouco a lista. Ela anda meio morta mesmo, eu sei. Deste modo vou responder de modo mais lírico que prático.
 
Bem, imagine que todas as marinhas do mundo resolvessem que o navio a vela estava morto e enterrado e que o mais viável seria oferecer aos cadetes uma formação prática em máquinas, eletrônica, engenharia de estruturas, arqueação de embarcações modernas etc... etc... O passado está definitivamente esquecido e de agora em diante só nos servem os técnicos e engenheiros navais. Só tem uma coisa, o mar não é uma auto-estrada. Isso eu sei por experiência e até por medo, as vezes muito medo mesmo.
 
Que maneira melhor para ensinar ao futuro marinheiro, a respeitar e conhecer os humores e as manhas do mar, que mergulha-lo totalmente neste ambiente? Navegar pelas estrelas, conhecendo as correntes, os alísios, as formações de nuvens e mesmo coisas tão sutis que quase podem ser chamadas de premonição, mas que o bom marinheiro, com o passar do tempo, acaba percebendo?
 
Ainda, como preservar uma cultura e uma enorme tradição que de outro modo estaria irremediavelmente perdida? Eu faço com você um paralelo: por que estudar latim se é uma língua morta? Por que estudar as civilizações egípcia, suméria, minóica, grega, romana etc. se estão todas encerradas? Qual o motivo de preservar monumentos sem relação prática com o presente, se estes podem dar lugar a grandes estacionamentos e shopping centers?
 
Existem hoje vários grupos de restauradores e historiadores dedicados integralmente ao trabalho de recriar barcos como o 'Golden Hind',  'God Speed', o Drakar de Oseberg apenas para que possam abrir uma janela para o passado. Por quê?
 
Eu sou um mero marinheiro amador. Um vagabundo marinho das horas vagas, mas quando ponho uma vela ao vento, sinto uma emoção só comparável a primeira trep@#a.
Quem um dia já esteve em um barco a vela talvez entenda melhor meu ponto de vista. Mas se você já leu Melville, Barron, Hugo, Verne... talvez tenha sentido brevemente o chamado.
 
Abração, (e desculpe a mediocridade)
 
---
DR
 
 
 
 
 
-----Mensagem original-----
De: Alexandre Moraes de Castro e Silva <[EMAIL PROTECTED]>
Para: Lista Naval <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Sexta-feira, 3 de Dezembro de 1999 22:52
Assunto: [naval] pergunta sobre navios-escola

agora eu fiquei curioso e como nao tenho medo de demonstrar ignorancia, vou
perguntar.  alguém acabou de mandar p/lista várias fotos de varios
navios-escola... todos a vela!!

alguém pode me explicar qual é o sentido de se ensinar marinheiros usando
equipamentos que eles nunca vão usar na vida profissional?  eu sou escritor
e trabalho no computador o dia inteiro, isso me parece meio que como se eu,
pra ser escritor, tivesse que passar num curso sobre como usar máquina de
escrever manual!

isso tem alguma lógica além de nostalgia ou fui eu que nao entendi direito?

alexandre


==============================================
Lista naval
Para sair desta lista mande mensagem para:
[EMAIL PROTECTED]
sem nada no Subject
e com o comando a seguir no corpo da msg:
"unsubscribe naval" (sem aspas)
==============================================

Responder a