Soldado indiano monta guarda na Caxemira  
A Índia testou dois mísseis durante o primeiro grande exercício naval que realizou desde o recente conflito com o vizinho e arqui-rival Paquistão, revelaram altos oficiais da Marinha.
De acordo com o vice-almirante J.S. Bedi, chefe do Comando Naval Ocidental, os exercícios durante 15 dias e foram realizados no mar da Arábia. A operação envolveu 35 navios, quatro submarinos e 30 aviões.
Bedi acrescentou que os mísseis testados eram do tipo terra-terra e terra-ar. "Esse exercício serviu, basicamente, para ratificar conceitos criados após o conflito de Kargil e sob situações de alerta.
Em meados deste ano, Índia e Paquistão envolveram-se durante dois meses em um conflito nas montanhas em torno da cidade de Kargil, na disputada região da Caxemira. Deflagrada quando militantes islâmicos, apoiados pelo Paquistão, invadiram território indiano, a luta terminou em julho.
Na ocasião, o Paquistão aceitou um plano para a retirada dos militantes invasores.
A tensão entre os dois países é motivo de preocupação internacional. Tanto Índia como Paquistão, que em meio século já travaram duas guerras pelo controle total da Caxemira, dispõem de arsenal nuclear.
 
 
Fonte: Agência Reuters de Notícias.
 

misseis.ap.jpg

Responder a