Rutenio Sampaio wrote:

> O proximo ano promete ser mais generoso com  o programa espacial
> brasileiro, pelo menos no que diz respeito aos projetos coordenados
> pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

A Veja desta semana fala na hipótese de sabotagem do VLS. Os Franceses
também tomaram precauções a respeito nos seus Ariane.
Estava pensando em pulsos eletromagnéticos que "queimariam" os
circuitos. Seria algo como um comando ou uma aeronave apontando uma
"canhão" contra o foguete. Tem uns RC-135 com uns lasers no dorso.
Poderia ser algo semelhante.
É especulação pois não tenho informações técnicas sobre o assunto e nem
sei se o VLS tem proteção contra pulsos EM. O mesmo poderia valer para
os satélites já lançados. A idéia parece simples e relativamente fácil
de ser implementada.

Me lembro de ver um teste de um sistema simples no discovery. O alvo era
um helicóptero controlado por controle remoto. Um sujeito estava com uma
maleta, apertou um botão e o He caiu. Não lembro se apontou alguma
antena para o helicóptero.

Fábio Morais Castro