Prezado felipe, muito obrigado pela sua atenção.
creio que na minha primeira pergunta eu não fui claro.

Sem problemas. Se me permite vou fazer uma tentativa...

Sendo V um espaço vetorial de dimensão n. Se tomarmos um conjunto X linearmente independente com n vetores desse espaço.
é possível afirmar que esse conjunto X é uma base do espaço vetorial V ?
ou seja num espaço vetorial de dimensão n qualquer conjunto de vetores LI com n vetores será uma base desse espaço?

Seja X o conjunto LI de n vetores(x_i, i=1..n). Como dim(V) = n, sabemos que qualquer conjunto com mais de n elementos será LD. Seja v um elemento de (V-X) nao nulo e seja Y = X U {v}. Entao Y é LD.

=> Existem a_i, i=1..(n+1) no corpo (o coitado nao ganhou nem um nome) nao todos nulos tais que

soma( a_i*x_i, i=1..n ) + a_(n+1)*v = 0

Suponha a_(n+1) = 0, entao a_i = 0 para 1<=i<=n pois X é LI.
Isto contradiz o fato de nem todos os a_i serem nulos. Logo a_(n+1) != 0.

Entao v = (1/a_(n+1)) * (-soma(a_i*x_i,i=1..n)) = soma( -(a_i/a_(n+1)) * x_i, i=1..n ).
Ou seja, v pertence ao conjunto gerado por X. Obviamente qualquer vetor em X também pode ser gerado por X. Ah, e o vetor nulo também... Então qualquer elemento de V pode ser gerado por X.
Isto, juntamente com o fato de X ser LI significa que X é uma base. Hmmmm, será que isto vale também para espaços de dimensão infinita ?

Espero ter ajudado e nao ter cometido nenhum engano.

  []s
  Felipe