Só como "palpite": tome x_n = 1/n, a série harmônica, que diverge. Mas
agora suponha que a sua enumeraçao dos racionais é "burra" no seguinte
sentido: ela inclui os números numa ordem bastante particular:
Seja J o intervalo (-1,1); ela inclui um número de J, outro fora de J,
três de J, um fora de J, cinco de J, um fora de J, ..., 2n+1 de J, um
fora de J, 2n+3 de J, um fora de J, .... Bom, os termos dentro de I
nao me interessam, mas os que estao fora formam uma subseqüência y_n
cujos índices sao (n^2 + n), e portanto Soma(y_n) converge. Pelo seu
problema (que eu deixo pra outra pessoa resolver :) ), temos em (R \
I) que Uniao (intervalos com centro fora de J) é um subconjunto
próprio de (R \ I).

Mas ainda espero uma caracterizaçao melhor...
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa