Ola Pessoal,

No link abaixo existem 14 demonstracoes do valor da funcao Zeta no ponto 2. Esta funcao Zeta e muito interessante em diversos sentidos e existe uma conjectura relativa aos seus zeros que e um dos problemas em aberto da Matematica atual.

Muitas das demonstracoes abaixo podem ser facilmente generalizadas no sentido de fornecer uma maneira facil de encontrar Zeta(2N). Por exemplo : as que usam series de Fourier. Por que nao se consegue uma generalizacao que abarque Zeta(2N+1) ?

Fazendo uma paralelo historico, foi partindo do trabalho de Lagrange sobre o motivo pelo qual os metodos validos para resolver equacoes de grau ate 4 nao eram generalizaveis para a equacao geral de grau 5 que o Galois vislumbrou a sua Teoria e, portanto, pode ser que a compreensao do motivo pelo qual nenhuma das tecnicas envolvidas no link abaixo podem ser generalizadas para o caso impar leve a alguma compreensao mais profunda e nova sobre a questao ... isto talvez seja uma tese razoavel

Fica a sugestao


Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,ee45,213345




From: "Paulo Santa Rita" <[EMAIL PROTECTED]>
Reply-To: [email protected]
To: [email protected]
Subject: RE: [obm-l] soma dos inversos dos quadrados ( correcao )
Date: Fri, 16 Jun 2006 01:03:45 +0000

Ola pessoal,

Esqueci de indicar o protocolo. O endereco completo e :

http://www.maths.ex.ac.uk/~rjc/etc/zeta2.pdf

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,F635,122311

_________________________________________________________________
DOWNLOAD: Emoticons animados 'Copa 2006' para usar no MSN http://copa.br.msn.com/extra/emoticons/

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Responder a