Olá,

y = 0 é o eixo X...

o coeficiente angular da reta y = 3x é 3, isto é: tg(alpha) = 3, onde alpha é o angulo que a reta y=3x faz com o eixo X.
vc quer descobrir tg(alpha/2).. assim:

tg(alpha) = 2tg(alpha/2)/[1 - tg(alpha/2)^2]

vms chamar tg(alpha/2) = u, entao:

tg(alpha) = 3 = 2u/[1 - u^2]
3 - 3u^2 = 2u
3u^2 + 2u - 3 = 0

resolvendo:
u = {-2 +- [4 + 4 * 9]^(1/2)} / 6
u = {-2 + 2sqrt(10) } / 6 = [sqrt(10) - 1]/3

assim, a eq da bissetriz é: y = [sqrt(10) - 1]/3 * x

abraços,
Salhab


----- Original Message ----- From: "João Carlos" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "OBM" <[email protected]>
Sent: Saturday, July 15, 2006 9:47 AM
Subject: [obm-l] Equação da Reta


Esta questão caiu na 2ºEtapa do vestibular da UFMG de
2002, não estou conseguindo resolver.

Determine a equação da bissetriz do menor ângulo
formado pelas retas de equações y=0 e y=3x.

Desde já agradeço pela ajuda de vocês.


     /  \ /| |'-.
    .\__/ || |   |
 _ /  `._ \|_|_.-'
| /  \__.`=._) (_   Júnior
|/ ._/  |"""""""""|
|'.  `\ |         | Desenvolvedor de Softwares
;"""/ / |         | Seja Livre - Use Linux
) /_/|  |.-------.| E-mail:[EMAIL PROTECTED]
'  `-`  ' "       " Msn:[EMAIL PROTECTED]




_______________________________________________________
Novidade no Yahoo! Mail: receba alertas de novas mensagens no seu celular. Registre seu aparelho agora!
http://br.mobile.yahoo.com/mailalertas/


=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================

Responder a