Olá gente,

Aí vai um da OCM:

Moram com Paulo seu pai, sua esposa, seu filho e sua filha. Um recenseador ao chegar à casa de Paulo perguntou:
‘Qual a idade das pessoas que moram aqui?’. Paulo respondeu: ‘Todas as nossas idades, exceto a idade de meu pai que é um número primo, são quadrados perfeitos. Minha idade é a soma das idades de minha esposa, minha filha e meu filho. A idade de meu pai é a soma da minha idade com a idade de minha esposa e minha filha’. Ajude o recenseador a determinar as idades das pessoas que moram na casa de Paulo.
OBS: Suponha que nenhuma das pessoas envolvidas tenha mais que 120 anos

   Resolvi esse execício (de forma nada elagante) e cheguei nas seguinte idades para:
Pai: 89
Paulo: 49
Esposa: 36
Filho:9
Filha: 4
   Gostaria de saber um "jeito" formal de resolvê-lo....

Obrigado,
Até +
Ítalo