Não sei bem se é isso, mas olhando superficialmente pode ter a ver com o
problema de partições de ramanujan, a fórmula é bem complexa...

Se você levar em consideração o número de partições de um conjunto de pedras,
por exemplo, e colocar ainda como forma de arranjar as partições dessas pedras
uma partição com todas as pedras (em outras palavras, se você considerar que no
caso de 4 "uns", 4 + 0 seja mais uma das maneiras; com 5 "uns", 5 + 0 seja mais
uma das maneiras) este será exatamente o problema de ramanujan.

Por exmeplo, num conjunto de 5 pedras, temos as seguintes partições distintas:

5 pedras separadas
uma dupla mais 3 pedras separadas
duas duplas mais uma pedra separada
um trio mais duas pedras separadas
um trio mais uma dupla
um quarteto mais uma pedra separada
5 pedras juntas

Número:    1  2  3  4   5   6   7    8 ...
Partições  1  2  3  5   7  11  15  22 ...

Como o seu problema não conta N + 0 como uma "maneira" de somar as parcelas, é
"só" ( este é um só bem pretencioso!) calcular o número de partições e subtrair
1 do resultado.

Felizmente há a fórmula de ramanujan-hardy para ajudar, mas a fórmula é tão
grande e complexa que não tem como colocar em texto aqui, ficaria quase
incompreensível (procure na internet).

Saudações