  From: Venildo Amaral
  To: obm-l@mat.puc-rio.br
  Sent: Monday, November 03, 2008 7:40 AM
  Subject: [obm-l] Off Topic - Atração Gravitacional

  Me desculpe o Off Topic, mas alguém poderia me indicar um link a qual me
explica sobre a rotação da Terra e sua ação gravitacional sobre os corpos.

  O meu problema é bem simples, pergunta de um amigo.

  O avião segue a mesma rotação da Terra quando viaja de um extremo da terra ao
outro? (Estavamos falando de uma viagem do Brasil para o Japão).

  Caso essa pergunta transgride as normal de conduta do fórum, por favor
descarte.

  Obrigado

  Atenciosamente,
  Venildo Junio do Amaral