Ola Jorge, Albert e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Talvez esteja ocorrendo alguma confusao aqui ... E possivel fazer o seguinte :

1/3  > 1/4
1/4 >= 1/4
somando as duas desgigualdades  : 1/3 + 1/4 > 1/4 + 1/4 = 1/2

1/5 > 1/8
1/6 > 1/8
1/7 > 1/8
1/8 >= 1/8
somando as 4 desigualdades : 1/5 + 1/6 + 1/7 + 1/8 > 1/8 + 1/8 + 1/8 + 1/8 = 1/2

Prosseguindo assim vamos concluir que :

1 + 1/2 + 1/3 + ... + 1/n + ... > 1 + 1/2 + 1/2 + ...
Como a segunda serie, obviamente, diverge, pelo criterio de comparacao
segue que a primeira serie ( serie harmonica ) tambem diverge.

E entao jorge, e isso o que voce queria dizer ?

Eu conheco um problema sobre series, bonitinho e nao-trivial. Ele e assim :

Seja S=A1 + A2 + A3 + ... uma serie ( de numeros reias )
condicionalmente convergente. Sabemos, pelo teorema de Riemann, que
com um arranjo inteligente dos indices podemos fazer com que esta
serie convirja para um real "r" qualquer. Seja b:N -> N uma bijecao.
Caracterize as bijecoes b tais que Ab(1) + Ab(2) + Ab(3) + ...
converge

OBS : aqui, Ab(n) deve ser entendido com A con indice b(n)

Um Abracao a Todos
PSR, 10305090E24