Olá pessoal da lista muito bom dia.

Estou montando as parametrizações das cônicas e estou seguindo pelo livro do
Lehmann. Já montei as da Elipse e da Hipérbole. Utilizei-me de variáveis a e
b para ambas. Em meu entendimento, por favor me corrijam se estiver errado,
a e b funcionaram como se fossem os valores dos eixos maior e menor
respectivamente, tanto da elipse quanto da hipérbole. Apliquei esta situação
ao Software Régua e Compasso de Geometria Dinâmica e na medida em que
alterava os valores de a e/ou de b as cônicas também se alteravam.

Mas estou tendo uma grande dúvida em relação á Parábola. Pelo livro do
Lehmann, págna 241 ele dá como parametrização para a Parábola as seguintes
expressões:

x = p * cotg^2 (t)   -> (p vezes cotangente ao quadrado de t) e

y = 2*p cotg (t)     -> (duas vezes p vezes cotangente de t) , onde p é a
distância do Foco à Reta Diretriz.

Minha Dúvida:

O que ocorre se movimentarmos o Foco da Parábola ? Ou mesmo a reta Diretriz
? Quando apliquei no programa estas condições e movimentei a reta Diretriz
automaticamente o Foco variou sua posição e a curva da parábola também. Está
correta a alteração da curva da parábola pela alteração do Foco ou mesmo da
Reta Diretriz ?

Bem pessoal, desculpe se a dúvida é muito básica, talvez não tenha entendido
alguma coisa, mas para mim estou acahndo coerente que a curva se altere já
que a escrevi em função de p.

Abração, Marcelo.

Responder a