Ola Marcelo e demais
colegas desta lista ... OBM-L,
(escreverei sem acentos)

1) Tradicionalmente, as letras "a" e "b" sao usadas para representar
os semi-eixos da elipse e da hiperbole. Ocorre que no software, o
programador tem a liberdade de representar estes objetos ao modo dele
... pode ocorrer, por exemplo, que aquilo que nos matematicos
entendemos por semi-eixo maior e comumente representamos por "a" seja
presentado por "a/2". Assim, ao alterar o "a" do programa voce pode
estar alterando o "eixo-maior".

Em que pese estas liberdades, e certo que a forma da elipse e da
hiperbole dependem dos valores dos semi-eixos principais e, portanto,
alterar estes valores deve alterar a forma das conicas.

2) A parabola, por definicao, e o conjunto dos pontos de um plano
equidistantes de uma reta fixa ( DIRETRIZ) e de um ponto fixo (FOCO).
Assim, se voce alterar a reta diretirz ou o foco (ou ambos ) e normal
que a forma da parabola se altere.

Voce deu "uma pista" sobre o programa que desenha a parabola.

Se voce tracar uma reta que contem o foco e e perpendicular a reta
diretiriz, o ponto medio do segmento que liga o foco ao pe desta
perpendicular pertencera a parabola ( pois e, claramente, equidistante
do foco e da reta diretriz). Se alterando o foco ( ou a reta diretriz)
a reta diretriz se altera e porque o programador, muito provavelmente,
pensou assim :

"O usuario fornecendo a reta diretriz e o foco basta eu partir do
ponto medio ( construir o vertice da parabola ) e, a seguir, ir
construindo outros pontos equidistantes. A seguir, posso usar curvas
de Berzier para tracar as demais partes da parabola."

Note que esta maneira de ver as coisas e uma decisao do programador,
mas eu afirmo que este sofware poderia ter mais qualidade, pois nada
nos impede de TORNAR INDEPENDENTE a posicao do foco do movimento da
diretriz, vale dizer, e possivel construir um programa no qual a
alteracao da reta diretirz ( ou do foco ) NAO AFETA a posicao do foco
( reta diretirz). Esse engenheiro de sistemas estudou pouca matematica

Um abracao
PSR, 30408090A24