Um olá para todos.
Meu nome é Rafael Aguiar, estou cursando o ensino médio e encontrei uma
propriedade matemática interessante que meu professor recomendou enviar para
essa lista:
Comecei encontrando um teorema para potências de segundo grau que diz que:
a^2 - b^2 = 2.b.(a-b) + (a-b)^2
Algum tempo depois desenvolvi-lo para potências de terceiro grau:
a^3 - b^3 = 3.b.(a-b)^2 + 3.b^2.(a-b) + (a-b)^3
E assim sucessivamente com naturais, inteiros, etc...
Cheguei então a uma generalização do teorema que afirma que:
a^n - b^n = [b + (a-b)]^n - b^n
Não sei se usei a notação adequada para escrever isto no teclado, mas espero
que vocês tenham entendido.
Gostaria de saber o que vocês acham sobre essa propriedade que encontrei
juntamente com a generalização, se está correta, etc.
Desde já agradeço.

Você sabia que com o Hotmail você tem espaço ilimitado para guardar seus
e-mails? Começe a usar já!
http://www.microsoft.com/brasil/windows/windowslive/products/hotmail.aspx

Responder a