Grande Nehab, permita-me discordar na questão 7...

Graças a vocês, eu voltei à juventude e passei um tempinho olhando a
prova do IME. Nada como uma prova com muitas idéias interessantes, mas
eu temo que haja uma certa tendência a um monte de macetes. Ainda que
o IME nos dê a cada anos questões muito mais inteligentes do que a
média dos nossos vestibulares, há uma certa "recorrência" de truques
(como o do produto dos cossenos em PG...). Mas passemos, afinal, eu
acho importante, sim, conhecer alguns truques ! O que eu acho é que
uma questão como a 7 é "roubada" para quem fez muita aritmética,
porque fica muito mais fácil, na minha opinião, quando você já sabe
(de um curso) que pra achar primos assim você tem que calcular as
normas (confesso que simplesmente escrevendo as equações sem usar a
norma eu não vejo uma saída fácil, enquanto com normas basta testar) !

um grande abraço
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa