Ola Nehab e demais
colega desta lista ... OBM-L,

Eu tenho com o IME uma divida de gratidao impagavel ...

Eu ainda nao tive tempo para olhar a prova, mas, baseando-me nas declaracoes
( abaixo ) do carissimo Nehab, fico feliz ... parece que a mediocridade de
anos passados acabou.

Eu ja defendi aqui que o IME deveria (deve) colocar questoes de carater
olimpico em todos os seus vestibulares. Isto, ao meu ver, nao só prestigia o
movimento olimpico como contribui para que aqueles estudantes que decoram
"metodos de solucao" nao sejam bem sucedidos.

Matematica e criatividade, e reflexao, nao e adestramento. Além disso, o
futuro engenheiro que ja vem com esta visao e bagagem olimpicas, muito
provavelmente, sera um projetista melhor que aqueles que so aprendem
"receitas prontas". Na vida atual e sobretudo no futuro proximo, de todo
profissional decente e e sera exigido habilidade no USO CRIATIVO do
conhecimento. A erudição, quando nao acompanhada de criatividade nao passa
de um e aspecto da mediocridade.

Se o IME enveredou por esta vertente e nela pretende se manter, viva o IME !

Esta prova NÃO teve este perfil. Pelo menos este ano a prova tá mais para os
alunos mais brilhantes (talvez com perfil olímpico) e não vejo problema com
isto (no mínimo as questões 6 a 10 - 50% da prova sugerem isto...).  Que bom
se os melhores em "capacidade de interpretação do que se lê" sejam os alunos
do IME no ano que vem...

> Abraços
> Nehab, o eterno apaixonado por tudo que diga respeito ao IME... :-)

Responder a