Raramente eu consigo resolver uma questão proposta na lista, mas acho que sei
fazer a segunda...

Divida o quadrado em quatro partes iguais. Cada uma com área 1/4. Como temos 9
pontos, pelo menos três deles vão ficarão juntos em uma dessas quatro partes,
como esses três pontos estão dentro de uma área 1/4, vão definir um triângulo
de no máximo metade disso = 1/8.

As soluções das outras duas são complicadas?

1) Prove que dado um polinômio P(x) com coeficientes inteiros, necessariamente
existe m, inteiro, tal que P(m) não é primo (Gauss)
2) Dados 9 pontos no interior de um quadrado de lado unitário,  prove que 3
deles definem um triângulo de área menor ou igual a 1/8. (Olimpíada Chinesa
quando eu era menino... :-) )
3) Mostre que para todos os reais 2^x + 3^x - 4^x + 6^x - 9^x <= 1

Converse e compartilhe fotos ao mesmo tempo. Saiba como no novo Site de Windows
Live.
http://www.windowslive.com.br/?ocid=WindowsLive09_MSN_Hotmail_Tagline_out09

Responder a