Bom, para mim, "condições" é vago, pois há condição "necessária" e condição
"suficiente".

i) Se forem condições **necessárias**, o gabarito deles está correto.
Infelizmente, com esta interpretação, a resposta "-151<=m<=300" também
é válida, assim como "m<>0". Afinal, está correta a implicação "se a eq. tem
raiz real, então -151<=m<300"... Em suma, qualquer coisa do tipo "m está no
conjunto S" serve, desde que S contenha o intervalo [-3,0). Poxa, até "m é
real" seria uma resposta logicamente válida...

ii) Agora, se forem condições **suficientes**... bom, aí "m=-1" era uma
possível resposta (assim como "m=-pi/2"). Afinal, "se m=-pi/2, então a eq.
tem raiz real" vale! Em suma, neste caso, qualquer coisa do tipo "m está no
conjunto S" serve, desde que S esteja contido no intervalo [-3,0).
Logicamente, até a resposta "m é o ano em que minha mãe foi coroada papa da
Igreja Católica" teria que ser considerada correta (S = vazio).

iii) Na falta de algo mais específico, leio a questão como "condições
necessárias **E** suficientes", que é o único jeito do problema ter uma
resposta única e bem definida! Então, para mim, a resposta é a que você deu:
-3<=m<0. Na minha humilde (mas bem pensada!) opinião, eles queriam isto, mas
comeram mosca na hora de fazer o gabarito...

Abraço,
    Ralph

Responder a