João, desculpe ser chato, mas esta lista não se chama OBB-L nem OBF-L. Ela
se chama OBM-L. Se vc não entendeu a idéia, o objetivo desta lista é
discutir problemas de *matemática olímpica*, para ajudar a preparar alunos
para a Olimpíada Brasileira de Matemática. Quem se inscreve nela o faz
querendo receber e enviar problemas de matemática olímpica, e só problemas
de matemática olímpica.

Talvez vc não tenha percebido, mas problemas de biologia ou de física estão
fora do escopo desta lista, já que na OBM (ou em outras olimpíadas de
matemática) não caem problemas nem de física nem de biologia.

Procure listas adequadas para enviar esse tipo de problema, acredito
profundamente que vc encontrará alguma, mas não deixe de discutir problemas
legais de matemática olímpica por aqui!

Bruno
--
Bruno FRANÇA DOS REIS