Olá Rodrigo,

Um exemplo rápido que me vem a cabeça é por exemplo a aplicação de mudança
de coordenadas, especialmente útil quando se trabalha em planos e espaços.

Não sei se você está trabalhando com funções de uma ou mais variáveis, mas
se for o segundo caso, recomendo dar uma folheada no livro do Tom Apostol -
Calculus Vol.2 na Part 2 - Nonlinear Analysis. As coisas começam a ficar
interessantes apartir do capítulo 9 ("Applications of The Differential
Calculus").

Abs,
Igor