Pelo que vi na página 30 do documento citado pelo Vinícius, o x é um
conjunto que representa um elemento de um outro conjunto. Por isso, x
∉ x foi utilizado como propriedade.

Até onde sei, na teoria de conjuntos não são utilizados os símbolos de
pertinência ∈ e ∉ entre elementos que não sejam conjuntos.

--
Henrique