Pessoal bom dia!!!

Tenho uma dúvida básica a resposta pode ser óbvia mas não estou achando.

Se um vetor (u) de comprimento 1 está ligado a outro vetor (v) de
comprimento também igual a 1 por um ângulo de 90º o resulatado da soma
desses vetores daria um terceiro vetor (w) cujo compriemnto u+v=1+1=2.
No entando se fossemos achar o comprimento desse vetor usando teorema
de pitágoras acharíamos a resposta como raiz de 2 que é
aproximadamente 1,4142. Não entendi porque deu diferente estes
resultados. Alguém poderia me explicar onde está meu erro de
interpretação? em que fundamento estou errando?