2011/2/23 Pedro Cardoso <pedrolaz...@gmail.com>:
> [...]
> teto(N/2) amigos - é
> possível organizar todo mundo numa roda, de modo que cada pessoa fique entre
> amigos."
>
> Obs.1: se A é amigo de B, então B é amigo de A.
> Obs.2: eu vou chamar a <maneira de arrumar as pessoas de modo que elas entre
> amigos>
> de "arrumação legal".
>
> Isso pede indução, mas eu não consegui provar. Foi fácil ir de N ímpar pra N
> par...
>
> [I] Hipótese: num grupo de 2N+1 pessoas, cada pessoa tem N amigos e é
Pedro: essa hipótese não corresponde à indução. Veja que teto(2N+1/2)
= N+1, e não N. Talvez trocando par por ímpar e fazendo essa correção
o passo par -> ímpar dê certo.

> [II] Num grupo de 2N+2 pessoas, cada pessoa tem N+1 amigos. Tire o João do
> grupo.
> Agora restam 2N+1 pessoas e cada uma tem N amigos (no mínimo). Por [I], é
> possível
> fazer uma arrumação legal com as 2N+1 pessoas restantes. Agora ponha o João
> entre duas
> pessoas que ele conhece e que estão juntas. Isso é possível pelo princípio
> da casa dos pombos,
> já que o João conhece N+1 das 2N+1 pessoas da roda.
>
> Agora, quando em [I] a quantidade de pessoas é par, a ideia não vinga.

> [...]

Outra idéia: um problema desses tem uma cara de "calcular a
probabilidade". Tente ver qual é a chance que um arranjo aleatório das
pessoas em círculo não seja uma arrumação legal. Deve ser difícil de
calcular, mas talvez não seja tão difícil assim provar que é menor do
que 1. Assim, você conclui que deve existir uma arrumação legal (mas
você não saberá como fazê-la...)

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa