2011/2/25 Rogerio Ponce <abrlw...@gmail.com>:
> Oi Pedro, vamos la'...
>
> 1) Sabemos que a conjetura e' valida para um grupo com 3 pessoas.
>
> 2) Seja um grupo com 2K pessoas, incluindo Joao que, como todos, tem K
> amigos no grupo.
> Suponhamos que a conjetura seja valida para o grupo de 2K-1 pessoas
> (excluindo Joao).
Opa, Ponce, quando você tira o João do grupo, os K amigos dele passam
a ter talvez apenas K-1 amigos, e como K-1 != Teto(2k-1/2) isso não é
a conjectura original. Pense assim, você tem 4 pessoas, ABCD, amigas
exclusivamente nessa ordem cíclica (A amigo de B e D, B amigo de A e
C, ...). Se você retirar qualquer um dos participantes de grupo, já
era, porque sobram (sem perda de generalidade) A,B e C, e você não
pode botar A do lado de C... Acho que justamente você tem que tomar
cuidado e fazer 2k => 2k-2 e ver que você pode entrar com um par na
história... a idéia sendo que você vai retirar os caras com "menos
amigos" (mas pelo menos K, senão você pode ir como você disse) e ao
mesmo tempo fazer com que os amigos comuns sejam o mínimo possível,
para depois de retirados esses dois você ter 2k-2 pessoas cada uma com
pelo menos k-1 amigos.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa