Para mim, o raciocinio do Julio parece correto.

Sim, você usou uma versão do princípio da casa dos pombos. Acho que fica
mais fácil de explicar por contradição: se o 5o tivesse mais que 6, os 5
primeiros teriam mais que 6 cada um, então eles teriam mais de 30 pontos
juntos entre si, absurdo.
De fato, o pedaço que me fez piscar foi outro:

*."

Hmmm.... Ah, sim: por assim dizer, ponha os 5 times sentados numa mesa
circular, e faça cada um ganhar dos dois times imediatamente à sua direita.
Perfeitamente possível. :)

(A menos que um deles tenha vendido os direitos de TV pelo clube dos 5, mas
o outros tenha feito diretamente uma negociação octa-lateral com os outros
7... ah, problema errado.)

Abraço,
       Ralph

2011/4/1 Julio César Saldaña <saldana...@pucp.edu.pe>:

> [...]
> 10x3 = 30 no total.
>
> O quinto colocado consegue o maior número de pontos quando os 5 times
obtém o
> mesmo número de pontos 30/5 = 6. Porque se algum consegue mais de 6
pontos,
> então algum vai conseguir menos de 6, ou seja com certeza o quinto
colocado
> teria menos de 6. Por isso o máximo número de pontos do quinto colocado é
6.

> Se o quinto colocado consegue mais de 6, então já no é quinto (hehe).
>
> Será que me falta rigor na demonstração?

entre
>>> eles. O máximo número de pontos a ser distribuídos é 3x10 = 30, assim, o
máximo

pontos quando
>>> vence. A segunda fase do torneio será disputada somente pelos 4 times
que