Colossal!Super obrigado!Um abraço!Grego

--- Em sáb, 9/4/11, Julio César Saldaña <saldana...@pucp.edu.pe> escreveu:

De: Julio César Saldaña <saldana...@pucp.edu.pe>
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] questao
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Data: Sábado, 9 de Abril de 2011, 20:13

Seja F o ponto de CD tal que a reta AF é perpendicular a reta BE. Ou seja a
prolongação de BE intersecta a AF em M tal que <AMB=90.

Então o triângulo AFB é isósceles (AB=BF).

Também <FAB=80 e portanto <CAF=40, e como <ACD também é 40 então:

CF=AF   ..... (1)

Como BM é mediatriz de AF então EF=EA, mas como <EAF=60, então o triângulo AFE é
equilátero, ou seja:

EF=AF   ......(2)

Observe as equações (1) e (2):

em conclusão CF=FE, então <FCE=<FEC, e como <EFD=20 então finalmente <FCE=10.

Desculpe o portunhol, mas se algum passo não tiver ficado claro, me avise.

Abraços

Julio Saldaña