Date: Wed, 20 Apr 2011 23:08:17 -0300
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] FW: Progressão aritmética
From: hfernande...@gmail.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br

O problema fala em progressão aritmética, não geométrica, João.

Abs.

Hugo.

Em 20 de abril de 2011 21:02, João Maldonado <joao_maldona...@hotmail.com>
escreveu:

Primeiramente note que o primeiro é positivo e a razão também.

Chamando o primeiro termo de a e a razão de k, o termo n vale a.k^(n-1)

logo temos:

1) a³ = a.k^72) a² pertence à progreesão
3) a^4 pertence à progressão
De 1) a = k^(7/2)

Temos que a² ou a^4 está entre o primeiro e o oitavo termo.

Fazendo a² = a.k^(n-1) -> a = k^(n-1) -> k^(7/2) = k^(n-1) -> k=1

Fazendo a^4, a mesma coisa

Logo o segundo termo é 1.

Possivelmente  errei em alguma coisa porque nnunca vi progressão geometrica com
razão 1             .

Mas se o resultado bateu com o seu acho queo problema é o enunciado mesmo. Vou
rever de novo minha solução, qualquer coisa posto outra vez.

AbraçoJoão