Existe uma demonstração fácil de que 5 cores bastam para pintar um grafo planar.
Acho que este é seu problema: tentar provar por absurdo algo que se
provaria diretamente.
Certamente, se você usa 4 cores para piontar, alguém que tem um
estoque de 5,6,7,2002 cores também consegue.

Mas o salto lógico é este:
Para que seja preciso 5 cores para pintar o grafo, eu teria que ter 5
nós ligados entre si.

Se isto não for corretamente demonstrado, adeus demonstração!



Em 17/09/11, Hugo Fernando Marques Fernandes<[email protected]> escreveu:
> Olá, Lista.
>
> Seguinte, estava lendo sobre o "problema das quatro cores", que segundo
> entendi é um teorema da teoria dos grafos que afirma que se pode colorir
> qualquer grafo planar com quatro cores de modo que nós adjacentes (ou seja,
> que possuam aresta ligando-os) não sejam pintados da mesma cor.
>
> Consta que tal fato permaneceu por séculos sem demonstração, e a que existe
> hoje depende de recursos computacionais para ser completada, o que levanta
> dúvidas sobre a mesma.
>
> Minha pergunta então, é a seguinte:
>
> Para que seja preciso 5 cores para pintar o grafo, eu teria que ter 5 nós
> ligados entre si, isto é, eu teria que ter um sub-grafo do meu grafo inicial
> que fosse um grafo completo de 5 nós (K5). Ora, sabemos (é fácil demonstrar,
> já vi em vários livros a demonstração) que K5 não tem realizações
> planares... logo, o teorema segue.
>
> Sei que isso está errado (afinal de contas, se não estivesse, alguém teria
> visto de cara e o problema não teria ficado séculos em aberto...) mas não
> consigo ver onde está o erro desse raciocínio. Alguém pode me ajudar?
>
> Obrigado.
>


-- 
/**************************************/
神が祝福

Torres

=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================

Responder a