Uma pergunta divertida ligeiramente relacionada: escolha um dia 13
aleatoriamente (todos os dias 13 de todos os meses de todos os anos com a
mesma probabilidade; suponha que o numero de anos eh BEM grande, mas todos
no calendario gregoriano para evitar complicacoes). Qual a probabilidade de
este dia ser uma 6a feira?

Se eu me lembro direito, surpreendentemente a resposta NAO EH 1/7 -- nem
pegando o "estado estacionario" quando o numero de anos vai para infinito!
Mas deixo o raciocinio exato como exercicio para o leitor...

(Traducao: to c/ preg.)

Abraco,
        Ralph

Responder a