From: Ralph Teixeira <ralp...@gmail.com>
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Friday, January 13, 2012 11:56 PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Número de sextas-feiras 13

Uma pergunta divertida ligeiramente relacionada: escolha um dia 13
aleatoriamente (todos os dias 13 de todos os meses de todos os anos com a mesma
probabilidade; suponha que o numero de anos eh BEM grande, mas todos no
calendario gregoriano para evitar complicacoes). Qual a probabilidade de este
dia ser uma 6a feira?

Se eu me lembro direito, surpreendentemente a resposta NAO EH 1/7 -- nem
pegando o "estado estacionario" quando o numero de anos vai para infinito! Mas
deixo o raciocinio exato como exercicio para o leitor...

(Traducao: to c/ preg.)

Abraco,
        Ralph

Vendo as classes de congruencia mod 7 temos: