Eu também emperrei no msm fato, a questão dá como gabarito a letra d, e pelo
que procurei saber essa questão não foi anulada, era de uma prova de Belford
Roxo de 2011.
De qualquer forma obrigada.Vanessa Nunes

Date: Sun, 8 Apr 2012 10:58:38 -0300
Subject: Re: [obm-l] Ajuda
From: hfernande...@gmail.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br

Oi, Vanessa.
A meu ver há algum erro no enunciado da primeira questão.
Veja bem, se Roberto é amigo de Paulo e, por II, Mário não é amigo de qualquer
amigo de Paulo, então, Mário não é amigo de Roberto. Mas a afirmação três nos
diz que Mário é amigo de Roberto. Logo, como o enunciado nos diz que I, II e
III são verdadeiras, temos que "Roberto é amigo de Paulo" é falsa. Agora, de
uma proposição falsa, posso inferir qualquer coisa, verdadeira ou falsa. Isso
porque a tabela verdade da proposição "se p  então q" só resulta em falso
quando p verdadeira e q falsa. Assim, todas as alternativas estão corretas.

Estou certo ou deixei passar alguma coisa?
Atenciosamente.
Hugo.

Em 7 de abril de 2012 20:35, Vanessa Nunes de Souza <vanessani...@hotmail.com>