O que o Bernardo disse! Usando a ideia dele, cheguei em:

"Você tem um alfabeto de apenas 3 letras -- digamos, A, B e C -- e quer
montar uma palavra com n símbolos (a ordem importa, repetições obviamente
são aceitas). Por exemplo, uma palavra válida com n=6 é ABBACA (eu sem
querer escrevi outra parecida, mas depois li o que eu tinha escrito e era
ligeiramente ofensivo... :) :) :)). Quantas destas palavras têm exatamente
k consoantes?"

Abraço,
        Ralph