Formalize usando indução finita.

i) Dados 3 pontos no plano, não colineares, é bem claro que são 3 retas
distintas.

ii) Suponha que a afirmação é verdadeira para N=k (isto é, k pontos no
plano não-colineares determinam pelo menos k retas distintas).
Tome k+1 pontos não-colineares. Escolha um deles, digamos P, e olhe para os
k restantes.
-- Se os k restantes forem colineares, não dá para usar a hipótese de
indução, mas não precisa -- o argumento do Guilherme mostra que temos k+1
retas distintas por estes pontos.
-- Senão, são k pontos não colineares; por hipótese de indução, eles
determinam pelo menos k retas distintas!
---- Se ALGUMA das k retas não passar por P, pegue um ponto desta reta,
ligue-o a P e monte assim a k+1-ésima reta.
---- Se as k retas passarem por P, putz grila, você é muito azarado! Mas
tudo bem -- pegue duas dessas retas (ok pois k>=2), pegue um ponto (dos k
"antigos") em cada uma e voilá!, temos uma nova reta ("nova" pois ela não
passa por P).

Obs.: "Determinam" aí em cima significa "tem pelo menos dois pontos desses
na reta".

Abraço,
         Ralph

Responder a