O caso geral é meio complicado. Mas vou dar uma ideia de como se prova que √
2 + 3√3 é irracional.

Primeiro introduzimos o conjunto Q[√2], que é o menor corpo que contem
tanto Q quanto √2. Ele é formado pelos caras da forma a + b√2, onde a,b ∈
Q. Suponha que √2 + 3√3 ∈ Q[√2]. Então existem a,b tal que √2 + 3√3 = a + b√
2. Mas então temos que 3√3 ∈ Q[√2] também. Daí temos a,b ∈ Q com 3 = (a + b√
2)3⇒ 3 = a3. Prossiga de maneira similar a prova tradicional de que 3√3 é
irracional. Mas nesse caso vc prova √2 +3√3 não pertence a Q[√2]. Mas como
Q ⊂ Q[√2], temos a resposta.

Bem, alguns passos são não triviais, mas essa é a ideia.