  From: Ralph Teixeira
  To: obm-l@mat.puc-rio.br
  Sent: Thursday, October 03, 2013 4:58 PM
  Subject: [obm-l] Re: [obm-l] cálculo curvas parametrizadas

  Em linhas gerais, sim, concordo.

  Mais especificamente, eu inverteria a linguagem e diria que essas derivadas
dão o crescimento de x e y com relação a t (suponho que sua nomenclatura seja
x(t)=t^3 e y(t)=t^2-t); e "plano yox" é um pouco estranho, eu diria "plano
x-y", na orientação usual. Se "para baixo" e "para cima" indicam ideia geral da
direção da velocidade (não apenas VERTICALMENTE para cima ou para baixo),
concordo.

  Eu costumo pensar nas coisas juntas: o vetor velocidade é v(t)=(x'(t),y'(t));
então os sinais de x' e y' em cada ponto dão a ideia geral da direção
("Quadrante Noroeste", "Quadrante Sudeste", etc.) para onde a velocidade aponta.

  Abraço,
         Ralph