Sauda,c~oes, oi Bernardo,

Bom, o que dizer? Muito obrigado, Bernardo!!

Agora sei. :) Pelo menos usando o WAlpha.

 >Se eu entendi o problema, você quer achar
>o(s) ponto(s) desta curva com a maior ordenada possível.
Exato. No intervalo 0 <x<10.

> Agora, note que P(x(t),y(t)) = 0 em todos os pontos da curva, logo
> para todos os t da sua parametrização. Daí:
> dP/dx(x(t), y(t))*dx/dt + dP/dy(x(t), y(t))*dy/dt = 0.
Comentário fundamental para a continuação.

> Agora, você tem que achar as soluções do sistema {P(x,y) = 0,
> dP/dx(x,y) = 0}. No seu caso particular, dP/dx é de grau 2, logo você
> pode escrever y em função de x, e substituir na equação de grau 3...
No decorrer do pensamento vi que era por aí. Mas as contas
se anunciavam pesadas.

>Os tais discriminantes são o "caso particular" do resolvente
>de um polinômio e de sua derivada.
Bom, pode estar resumido mas estou satisfeito.
Já "sei" o que são discriminantes neste contexto.
E o melhor, o WA me dá eles. Coloquei o polinômio
que dá a curva CC e ele me retornou a equação
que já me haviam enviado. Daí calculei os pontos
extremos da curva. Problema resolvido.

>O fator que sobra deve ser o polinômio de grau 4 que
>passaram pra você.
Exato.

Com isso o problema de construir o triângulo ABC dados
<A,a+b,h_a> está resolvido e discutido.  O caso numérico
estudado é cos A=11/14 e a+b=10.

Se h_a > y_max  o problema não tem solução;
se h_a=y_max um só triângulo satisfaz;
se 0 < h_a < y_max dois triângulos satisfazem.

Deixo um problema com vocês: achar o lugar geométrico
do vértice A dados o ângulo do vértice A e a diferença
a-b. Seria a (nova) curva CC.

Abs,
Luís