2013/10/30 Hugo Tadashi <tada...@gmail.com>

> Esta eu vi em [1]: Com um computador pode-se verificar que os primeiros 42
> bilhões dígitos do pi e da série abaixo são iguais,
>
> [image: Inline image 1]
> mas a identidade é falsa.
>

> [1] Borwein, Jonathan M., and Peter B. Borwein. "Strange series and high
> precision fraud." *The American mathematical monthly* 99.7 (1992):
> 622-640.
>
> Abraços,
> Tadashi

Humpf, eu devia ter adivinhado... quanto maior for N (= 10^5 nesse caso),
mais próxima estará a fórmula de Pi. Ou, melhor dizendo:

lim N->infinito (1/N * soma exp(-n^2 / N^2) )^2 = Pi

Seria interessante provar (analiticamente) uma estimativa da diferença em
função de N.

Viva Riemann,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa